
SUBMISSÃO DE TRABALHOS E PUBLICAÇÃO
ENVIO DOS TRABALHOS ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO DE 2024
Todos os trabalhos aprovados serão publicados
A forma de publicação será em Anais ou Livros Temáticos.
Alguns artigos poderão vir a ser publicados em periódicos. Isto posto, a critério dos
editores e cumprimento de normas especificas dos periódicos. Os artigos passarão por
revisores da comissão científica do evento e, por revisores da prória Revista. A seguir os
periódicos:
Revista da Casa da Geografia de Sobral
Revista Equador
Revista Acta Geográfica
Revista de Geociências
Revista Planeta Amazônia
Revista Ciência Agronômica
Revista Territorium Terram
Revista Willian Morris Davis
International Journal Semiarid
Os interessados no envio de trabalhos para o VI FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO poderão optar por uma das 3 MODALIDADES e os artigos devem ser enviados para o email correspondente a cada uma:
- Resumos expandidos (5 a 8 laudas) – vifbsa.resumoexpandido@gmail.com
- Trabalhos completos (15 a 25 laudas) – vifbsa.trabalhocompleto@gmail.com
- Produto técnico (até 5 laudas) – vifbsa.relatoriotecnico@gmail.com
-
Serão aceitos dois trabalhos por cada AUTOR PRINCIPAL devidamente inscrito
-
no evento. Os trabalhos enquanto autor principal devem ser em MODALIDADES
-
diferentes;
-
O primeiro autor poderá está inserido em outros trabalhos na categoria de co-autor;
-
O autor deverá assinalar o Eixo Temático principal correspondente ao trabalho.
-
O envio do trabalho deverá ser exclusivamente por email;
-
Não serão aceitos trabalhos após o vencimento do prazo;
-
O trabalho não poderá exceder a 5 autores
ESPECIFICAÇÃO DAS MODALIDADES:
Resumo Expandido
Os resumos expandidos conterão de 5 a 6 páginas, o arquivo deverá ser enviado em formato word
A submissão de resumos expandidos ficará limitada para apresentação em forma de video. O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), respeitando o limite de 1.500 palavras ser escrito na Fonte Times New Roman com
margens superior e esquerda de 30mm e inferior e direita com 20mm, e deve obedecer a sequência: Título, Autores, informações dos autores, Introdução, Material e Método, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Estes itens deverão
ser gravados em negrito e centralizados, com os textos justificados e separados por um espaço;
- O título deverá ser inscrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito (fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas). Deve-se deixar um espaço e acrescentar, em seguida, os autores.
- Os nomes dos Autores devem ser escritos por extenso, em letras minúsculas, o(s) nome(s) completo(s) do(s) componente(s) da equipe de trabalho (Fonte Times New Roman, tamanho 10, primeiro autor deve estar sublinhado em itálico, espaçamento simples entre linhas);
- As qualificações tais como: escolaridade, Instituição de origem, endereço e correio eletrônico, deverão ser apresentadas, imediatamente abaixo dos autores, com um espaço entre os autores e as mesmas. Utilizar chamada numérica crescente sobrescrita para indicação das informações dos respectivos autores. Estas informações devem ser escritas na Fonte Times New Roman, tamanho 8 e centralizado;
- O eixo temático deverá ser colocado na linha após a qaulificação do (s) autor (es) - Corpo do trabalho contendo: introdução, metodologia, resultados e discussão e conclusões, referências bibliográficas, tabelas e figuras (fonte tamanho 11, com espaçamento de 1,5 entre linhas);
- As tabelas não deverão exceder a uma página;
- No máximo serão aceitas duas fotos. Ultrapassando o total de duas fotos fazer um mosaico de fotos e numerá-las:
- Fotografias deverão ser inseridas como imagem, as legendas das figuras e tabelas deverão seguir as normas da ABNT, ser auto explicativas e concisas.
- Os nomes científicos serão inscritos em Itálico. Quando presente no título o nome científico deverá ser digitado, também em itálico, em letras minúsculas, só com a primeira letra maiúscula. Após mencionados pela primeira vez no texto, os nomes genéricos das
espécies serão abreviados com um ponto após a primeira letra do gênero;
-As referências bibliográficas, devem ser normalizadas de acordo com as Normas da ABNT, listadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração. Não devem ser usados abreviações para títulos de revistas e periódicos.
Trabalho Completo
Os Trabalhos Completos conterão no máximo vinte e cinco páginas (25) e, no mínimo quinze (15) páginas, o arquivo deverá ser enviado em word. O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), ser escrito na Fonte Times New Roman com margens superior e esquerda de 30mm e inferior e direita com 20mm, e deve obedecer a sequência: Título, Autores, informações dos autores, Abstrat, Introdução, Material e Método, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Estes itens deverão ser gravados em negrito e centralizados, com os textos justificados e separados por um espaço;
- O título deverá ser inscrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito (fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas). Deve-se deixar um espaço eacrescentar, em seguida, os autores.
- Os nomes dos Autores devem ser escritos por extenso, em letras minúsculas, o(s) nome(s) completo(s) do(s) componente(s) da equipe de trabalho (Fonte Times New Roman, tamanho 10, primeiro autor deve estar sublinhado em itálico, espaçamento simples entre linhas).
- As qualificações tais como: escolaridade, Instituição de origem, endereço e correio eletrônico, deverão ser apresentadas, imediatamente abaixo dos autores, com um espaço entre os autores e as mesmas. Utilizar chamada numérica crescente sobrescrita para indicação das informações dos respectivos autores. Estas informações devem ser escritas na Fonte Times New Roman, tamanho 8 e centralizado; identificador ORCID
- O eixo temático deverá ser colocado na linha após a qaulificação do (s) autor (es)
- As tabelas não deverão exceder a uma página;
- No máximo serão aceitas duas fotos. Ultrapassando o total de duas fotos fazer um mosaico de fotos e numerá-las:
- Fotografias deverão ser inseridas como imagem, as legendas das figuras e tabelas deverão seguir as normas da ABNT, ser auto-explicativas e concisas.
- Os nomes científicos serão inscritos em Itálico. Quando presente no título o nome científico deverá ser digitado, também em itálico, em letras minúsculas, só com a primeira letra maiúscula. Após mencionados pela primeira vez no texto, os nomes genéricos das
espécies serão abreviados com um ponto após a primeira letra do gênero;
-As referências bibliográficas, devem ser normalizadas de acordo com as Normas da ABNT, listadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração. Não devem ser usados abreviações para títulos de revistas e periódicos.
Produto Técnico:
A submissão de produto técnico ficará limitada para apresentação em forma de video. O produto técnico trata de produtos resultantes de pesquisas, relatórios, parecer técnico, ensaios de laboratório, mapas, maquetes, mapas mentais, mapeamento social, produtos de Feira de Ciências; tecnologia social, produtos de metodologias criativas e similares. O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), ser escrito na Fonte Times New Roman com margens superior e esquerda de 30mm e inferior e direita com 20mm, e deve obedecer a sequência: Título, Autores, informações dos autores, Introdução, Material e Método, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Estes itens deverão ser gravados em negrito e
centralizados, com os textos justificados e separados por um espaço
- O título deverá ser inscrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito (fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas). Deve-se deixar um espaço e acrescentar, em seguida, os autores.
- Os nomes dos Autores devem ser escritos por extenso, em letras minúsculas, o(s) nome(s) completo(s) do(s) componente(s) da equipe de trabalho (Fonte Times New Roman, tamanho 10, primeiro autor deve estar sublinhado em itálico, espaçamento simples entre linhas);
- As qualificações tais como: escolaridade, Instituição de origem, endereço e correio eletrônico, deverão ser apresentadas, imediatamente abaixo dos autores, com um espaço entre os autores e as mesmas. Utilizar chamada numérica crescente sobrescrita para indicação das informações dos respectivos autores. Estas informações devem ser escritas na Fonte Times New Roman, tamanho 8 e centralizado;
- O eixo temático deverá ser colocado na linha após a qaulificação do (s) autor (es)
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS E RESULTADOS
- Após a revisão dos trabalhos enviados a comissão informará ao responsável pelo envio do mesmo, sobre a aceitação ou não do trabalho recebido, bem como, as possíveis alterações solicitadas.
- Havendo alteração o trabalho deverá atender as observações, revisar o artigo e reenviá-lo conforme data estabelecida.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS:
Todos os trabalhos aprovados ficam aptos para apresentação no VIFBSA obedecendo aos critérios:
a) o primeiro autor de cada trabalho deverá obrigatoriamente está com inscrição regularizada;
b) o trabalho poderá ser apresentado por qualquer autor desde que o mesmo esteja devidamente inscrito no evento, inclusive o primeiro autor;
c) a certificação de apresentação só será disponibilizada para os autores com inscrição efetivada.
Formas de apresentação:
a) Visando oportunizar e diversificar as modalidades de apresentação dos trabalhos aceitos optamos por diferentes formas de apresentações, que são: Vídeo e Exposição em banner de forma presencial e oral A apresentação em vídeo será indicada para todos os trabalhos, verificando algumas recomendações:
-
Preparar um vídeo com o conteúdo do material a ser apresentado.
-
O autor poderá produzir as imagens em forma de slide, produzido na tela do computador.
-
Proceder a apresentação conforme a apresentação do artigo: Apresentar o título; o (s) autor (es); introduzir o leitor ao tema, deixar claro o objetivo; expressar a metodologia e apresentar os resultados e considerações finais.
-
O vídeo deverá identificar o nome da pessoa que estiver apresentando.
-
A duração do vídeo/slide não deverá exceder 7 minutos.
-
As informações são de responsabilidade exclusiva dos autores dos trabalhos.
-
O vídeo/slide deverá apresentar a logomarca do evento. A logomarca está disponível no site do evento na seção vídeo
-
Enviar o material EXCLUSIVAMENTE para o email: vifbsa.video@gmail.com
-
No envio do trabalho através do email indicado, OBRIGATORIAMENTE deverá identificar o título e os autores, conforme identificados no original do trabalho enviado no período da inscrição.
-
O vídeo deverá ser enviado até o dia 10 de abril de 2024.
-
O vídeo será postado na página do evento.
CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS
- Os trabalhos apresentados em video ou em banner de forma presencial, serão certificados;
- Somente receberá o certificado de apresentação o autor que estiver inscrito regularmente no evento e com a taxa de inscrição devidamente paga;
- Os certificados serão entregues através do site do evento.
PUBLICAÇÃO
- O trabalho na categoria de RESUMO EXPANDIDO, uma vez aceito, será publicado nos anais do evento.
- O trabalho na categoria de ARTIGO COMPLETO, uma vez aceito, será publicado em forma de livro, com INBS, Conselho Editorial e Conselho Científico. Poderá, ainda, ser direcionado em Revista Científica qualificada obedecendo às exigências do periódico.
- O trabalho na categoria de RELATÓRIO TÉCNICO, uma vez aceito, será publicado nos anais do evento.
- Livros: serão confeccionados livros de anais e livros temáticos em ebook.
PUBICAÇÃO EM PERÍODIOCS
Os periódicos envolvidos no evento e aqui já citados, poderão vir a publicar artigos de acordo com a especificidade do mesmo e, com avaliação do profissional indicado pela comissão editorial do periódico.